Vacinação em empresas: por que adotar essa prática?

vacinação em empresas
Categoria: Saúde

Atualmente, a vacina é uma das maneiras mais eficazes para prevenir algumas doenças. Por isso, muitos gestores estão investindo na vacinação em empresas — uma forma prática e poderosa de diminuir o número de complicações infecciosas em uma corporação. Dentre as vacinas mais conhecidas no setor está a que age contra a gripe e a da hepatite B.

Além de cuidar da saúde dos funcionários, esse método é excelente para reduzir o número de faltas e manter a produtividade de toda a equipe. Uma vez que diminui os riscos de problemas de saúde, promove o bem-estar de todos e, inclusive, melhora a reputação de uma empresa no mercado.

Sendo assim, que tal aproveitar para conhecer mais sobre essa prática? Siga a leitura, anote as dicas e veja como ela pode oferecer inúmeros benefícios!

Afinal, qual a importância da vacinação em empresas?

Com o crescimento das empresas e, consequentemente, um aumento significativo no quadro de funcionários, os gestores estão investindo mais na imunização dos trabalhadores. Mas você conhece realmente os benefícios dessa prática?

A primeira vantagem está no controle de doenças infecciosas, que se propagam com facilidade em ambientes fechados e com grande concentração de pessoas — como os espaços corporativos. Uma dessas complicações é a gripe que, quando surge, pode desencadear surtos em toda a equipe, fazendo com que os funcionários faltem em peso.

Como resultado, a empresa ficará com a sua mão de obra comprometida e, com isso, o rendimento geral tende a cair bastante. Em alguns casos, os gestores tentam reverter a situação contratando funcionários temporários. Mas essa atitude pode provocar um gasto alto e prejudicar bastante o caixa da corporação.

Felizmente, ao realizar a imunização corporativa, é possível prevenir, de forma prática e eficaz, esse cenário. São inúmeras vantagens para quem decide apostar nessa prática. Abaixo, destacamos as principais delas. Veja!

Evita o surgimento de doenças que atrapalham a produtividade

Todo mundo, em algum momento da vida, já deve ter ficado resfriado, certo? Quando estamos em uma condição como essa, é normal nos sentirmos cansados, indispostos e com intensa sensação de mal-estar.

Em outras palavras, é extremamente desgastante trabalhar nessas situações, uma vez que não conseguimos nos concentrar em nossas atividades e ficamos com a impressão de que o trabalho não foi tão bem executado como deveria.

É aí que entra a importância da vacinação em empresas. Ao adotar essa prática para o seu time de funcionários, você acaba com o índice de doenças infecciosas no ambiente corporativo, mantendo os colaboradores mais saudáveis, concentrados e dispostos a entregar as suas tarefas dentro do prazo.

Reduz a proliferação de doenças transmissíveis na sociedade

Engana-se quem imagina que a vacinação em empresas oferece benefícios apenas ao empregador. Essa prática é excelente para evitar a proliferação de doenças na comunidade.

Em um primeiro momento, tal cultura pode parecer um tanto desnecessária, mas ela é capaz de proteger os trabalhadores e, inclusive, evitar a transmissão de doenças para clientes, parceiros ou, até mesmo, pacientes, no caso de empresas que atuam na área da saúde.

No fim das contas, todos saem ganhando. O motivo? Com essa atitude, é possível ampliar a proteção da população, principalmente, entre os mais vulneráveis, como os idosos, crianças ou pessoas com deficiência imunológica. Considere essa ideia!

Combate doenças diretamente relacionadas às condições do trabalho

Em algumas profissões, os funcionários apresentam mais chances de contrair determinadas doenças. Para ilustrar melhor, podemos citar os trabalhadores que atuam viajando frequentemente para locais de risco.

Nesse caso, é indicado que o colaborador receba a vacinação adequada antes de realizar as suas viagens — e a vacina antigripal e da hepatite A são algumas delas.

Esse cuidado é fundamental para proteger a saúde do trabalhador, evitar o absenteísmo e, principalmente, impedir a transmissão da doença para os seus colegas de equipe.

Quais são os tipos de vacina disponíveis?

No ramo corporativo, as vacinas podem ser divididas em diferentes categorias, de acordo com as suas indicações. Vamos descobrir quais são elas?

Vacinas gerais

Essas substâncias são indicadas para todos os trabalhadores de uma empresa — desde os indivíduos que trabalham com máquinas até aqueles que fazem parte da área administrativa. Aqui, estão as vacinas exclusivas para combater o tétano, a difteria, a hepatite B e a rubéola.

De acordo com a cidade em que a empresa está localizada, também é indicada a vacinação contra a febre amarela. Para verificar essa informação, você pode fazer uma consulta no site do Ministério da Saúde.

De todas as vacinas de indicação geral, as mais procuradas pelas empresas são as antigripais, sendo:

  • a trivalente, que consegue proteger o indivíduo contra três tipos de vírus da gripe;
  • a tetravalente, que apresenta proteção contra quatro versões de gripe.

Altamente eficazes, esses componentes ainda atuam para evitar que o trabalhador contraia o famoso vírus H1N1 e o H3N2.

Vacinas com recomendações específicas

As vacinas com recomendações específicas são destinadas a determinados grupos de trabalhadores. Um desses casos é o dos profissionais que lidam diretamente com o público e devem ser vacinados contra o sarampo, a varicela e os diferentes tipos de gripe.

Temos ainda aquele grupo de colaboradores que realizam a manipulação de alimentos. Esses precisarão de extrema proteção contra a temida febre tifoide ou a hepatite A. Por último, estão os funcionários que atuam na área da saúde. Constantemente, esses indivíduos trabalham com sangue e precisam ser medicados contra a hepatite B.

Um aviso: antes de contratar qualquer serviço de vacinação corporativa, é importante que os gestores façam um estudo detalhado, com o objetivo de identificar a real necessidade de proteção para os membros da sua equipe.

Após a leitura, você conseguiu entender sobre a importância da vacinação em empresas? Com esse método, a sua corporação só tem a ganhar: mais credibilidade no mercado, funcionários saudáveis e grande retenção de talentos. Faça um teste!

Para esclarecer as suas dúvidas ou receber mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco. A BeeCorp está à disposição para ajudar você a implantar estratégias capazes de melhorar a qualidade de vida na sua empresa.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Saúde
Pressão baixa: entenda como agir, sintomas e causas

Pressão baixa: entenda como agir, sintomas e causas Por: Christine Ornelas

Quando a pressão arterial se encontra abaixo dos valores considerados normais, ou seja, 9 por 6, estamos diante do que é clinicamente conhecido como pressão baixa ou hipotensão arterial,...
Saúde
Saúde coletiva: o que é, como promovê-la e atuações profissionais

Saúde coletiva: o que é, como promovê-la e atuações profissionais Por: Anderson Rodrigues

A promoção da saúde coletiva é resultado de um pensamento sistêmico relacionado à saúde da população no geral. A partir disso, um estudo abrangente investiga as doenças mais comuns...
Saúde
CID 10: o que é, como consultar, códigos e classificações

CID 10: o que é, como consultar, códigos e classificações Por: Anderson Rodrigues

A CID 10 é uma lista de códigos que classifica doenças e condições médicas em categorias. O objetivo é padronizar a nomenclatura das patologias para facilitar a identificação delas...
Saúde
Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento

Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento Por: Alice Araujo

Se você nunca teve lombalgia, certamente conhece alguém que já sofreu por causa dela. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), nada menos que 80 a cada 100...
Saúde
Febre: o que é, causas, sintomas e mais!

Febre: o que é, causas, sintomas e mais! Por: Anderson Rodrigues

A febre é uma alteração comum associada a várias doenças. Infecções, estresse, viroses, entre outros problemas de saúde, como dor de cabeça intensa, podem ocasionar o aumento da temperatura...
Saúde
Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar

Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar Por: Paola Sobral

Essa sensação natural é um estado de angústia caracterizado pela sensação de medo, insegurança e incerteza. A ansiedade desencadeia diversos sintomas, como excesso de preocupação, pensamento acelerado, insônia, fobias,...
Saúde
Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada

Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada Por: Anderson Rodrigues

Muitas pessoas ainda costumam procurar o médico apenas quando estão doentes. No entanto, o ideal é que todos façam um checkup periódico para monitorar sua saúde, a fim de...
Saúde
Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo

Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo Por: Paola Sobral

A Psicologia se refere ao estudo do comportamento humano e sua relação com o meio. Ela se ramifica em diversas áreas específicas, como Psicologia Ocupacional, Comportamental, do Esporte, Clínica,...
Saúde
ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional!

ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional! Por: Anderson Rodrigues

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que comprova quando o trabalhador tem a condição de saúde adequada para executar certas funções. É uma exigência para todos...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo