Vacinação em empresas: por que adotar essa prática?

vacinação em empresas
Categoria: Saúde

Atualmente, a vacina é uma das maneiras mais eficazes para prevenir algumas doenças. Por isso, muitos gestores estão investindo na vacinação em empresas — uma forma prática e poderosa de diminuir o número de complicações infecciosas em uma corporação. Dentre as vacinas mais conhecidas no setor está a que age contra a gripe e a da hepatite B.

Além de cuidar da saúde dos funcionários, esse método é excelente para reduzir o número de faltas e manter a produtividade de toda a equipe. Uma vez que diminui os riscos de problemas de saúde, promove o bem-estar de todos e, inclusive, melhora a reputação de uma empresa no mercado.

Sendo assim, que tal aproveitar para conhecer mais sobre essa prática? Siga a leitura, anote as dicas e veja como ela pode oferecer inúmeros benefícios!

Afinal, qual a importância da vacinação em empresas?

Com o crescimento das empresas e, consequentemente, um aumento significativo no quadro de funcionários, os gestores estão investindo mais na imunização dos trabalhadores. Mas você conhece realmente os benefícios dessa prática?

A primeira vantagem está no controle de doenças infecciosas, que se propagam com facilidade em ambientes fechados e com grande concentração de pessoas — como os espaços corporativos. Uma dessas complicações é a gripe que, quando surge, pode desencadear surtos em toda a equipe, fazendo com que os funcionários faltem em peso.

Como resultado, a empresa ficará com a sua mão de obra comprometida e, com isso, o rendimento geral tende a cair bastante. Em alguns casos, os gestores tentam reverter a situação contratando funcionários temporários. Mas essa atitude pode provocar um gasto alto e prejudicar bastante o caixa da corporação.

Felizmente, ao realizar a imunização corporativa, é possível prevenir, de forma prática e eficaz, esse cenário. São inúmeras vantagens para quem decide apostar nessa prática. Abaixo, destacamos as principais delas. Veja!

Evita o surgimento de doenças que atrapalham a produtividade

Todo mundo, em algum momento da vida, já deve ter ficado resfriado, certo? Quando estamos em uma condição como essa, é normal nos sentirmos cansados, indispostos e com intensa sensação de mal-estar.

Em outras palavras, é extremamente desgastante trabalhar nessas situações, uma vez que não conseguimos nos concentrar em nossas atividades e ficamos com a impressão de que o trabalho não foi tão bem executado como deveria.

É aí que entra a importância da vacinação em empresas. Ao adotar essa prática para o seu time de funcionários, você acaba com o índice de doenças infecciosas no ambiente corporativo, mantendo os colaboradores mais saudáveis, concentrados e dispostos a entregar as suas tarefas dentro do prazo.

Reduz a proliferação de doenças transmissíveis na sociedade

Engana-se quem imagina que a vacinação em empresas oferece benefícios apenas ao empregador. Essa prática é excelente para evitar a proliferação de doenças na comunidade.

Em um primeiro momento, tal cultura pode parecer um tanto desnecessária, mas ela é capaz de proteger os trabalhadores e, inclusive, evitar a transmissão de doenças para clientes, parceiros ou, até mesmo, pacientes, no caso de empresas que atuam na área da saúde.

No fim das contas, todos saem ganhando. O motivo? Com essa atitude, é possível ampliar a proteção da população, principalmente, entre os mais vulneráveis, como os idosos, crianças ou pessoas com deficiência imunológica. Considere essa ideia!

Combate doenças diretamente relacionadas às condições do trabalho

Em algumas profissões, os funcionários apresentam mais chances de contrair determinadas doenças. Para ilustrar melhor, podemos citar os trabalhadores que atuam viajando frequentemente para locais de risco.

Nesse caso, é indicado que o colaborador receba a vacinação adequada antes de realizar as suas viagens — e a vacina antigripal e da hepatite A são algumas delas.

Esse cuidado é fundamental para proteger a saúde do trabalhador, evitar o absenteísmo e, principalmente, impedir a transmissão da doença para os seus colegas de equipe.

Quais são os tipos de vacina disponíveis?

No ramo corporativo, as vacinas podem ser divididas em diferentes categorias, de acordo com as suas indicações. Vamos descobrir quais são elas?

Vacinas gerais

Essas substâncias são indicadas para todos os trabalhadores de uma empresa — desde os indivíduos que trabalham com máquinas até aqueles que fazem parte da área administrativa. Aqui, estão as vacinas exclusivas para combater o tétano, a difteria, a hepatite B e a rubéola.

De acordo com a cidade em que a empresa está localizada, também é indicada a vacinação contra a febre amarela. Para verificar essa informação, você pode fazer uma consulta no site do Ministério da Saúde.

De todas as vacinas de indicação geral, as mais procuradas pelas empresas são as antigripais, sendo:

  • a trivalente, que consegue proteger o indivíduo contra três tipos de vírus da gripe;
  • a tetravalente, que apresenta proteção contra quatro versões de gripe.

Altamente eficazes, esses componentes ainda atuam para evitar que o trabalhador contraia o famoso vírus H1N1 e o H3N2.

Vacinas com recomendações específicas

As vacinas com recomendações específicas são destinadas a determinados grupos de trabalhadores. Um desses casos é o dos profissionais que lidam diretamente com o público e devem ser vacinados contra o sarampo, a varicela e os diferentes tipos de gripe.

Temos ainda aquele grupo de colaboradores que realizam a manipulação de alimentos. Esses precisarão de extrema proteção contra a temida febre tifoide ou a hepatite A. Por último, estão os funcionários que atuam na área da saúde. Constantemente, esses indivíduos trabalham com sangue e precisam ser medicados contra a hepatite B.

Um aviso: antes de contratar qualquer serviço de vacinação corporativa, é importante que os gestores façam um estudo detalhado, com o objetivo de identificar a real necessidade de proteção para os membros da sua equipe.

Após a leitura, você conseguiu entender sobre a importância da vacinação em empresas? Com esse método, a sua corporação só tem a ganhar: mais credibilidade no mercado, funcionários saudáveis e grande retenção de talentos. Faça um teste!

Para esclarecer as suas dúvidas ou receber mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco. A BeeCorp está à disposição para ajudar você a implantar estratégias capazes de melhorar a qualidade de vida na sua empresa.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Saúde
TDAH: tipos, sintomas e tratamento

TDAH: tipos, sintomas e tratamento Por: Felipe Alvares

O TDAH é um distúrbio neurobiológico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apresenta sintomas como, desatenção, hiperatividade e impulsividade. Esse transtorno é identificado na infância e pode...
Saúde
CID: guia completo da classificação de doenças e sua 11ª revisão

CID: guia completo da classificação de doenças e sua 11ª revisão  Por: Felipe Alvares

A CID é uma classificação de doenças que substitui o nome delas por códigos, permitindo um controle epidemiológico eficiente. Na versão 11, surgiram algumas mudanças, como a classificação do...
Saúde
Dengue: transmissão, tratamento e prevenção

Dengue: transmissão, tratamento e prevenção Por: Felipe Alvares

Com sintomas que podem variar entre febre alta, dores no corpo e na cabeça, além de manchas vermelhas na pele, a dengue acomete a saúde de bebês, crianças, adultos...
Saúde
Pressão alta: causas, sintomas e tratamento

Pressão alta: causas, sintomas e tratamento Por: Paola Sobral

Pressão alta ou hipertensão arterial é o aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo. A pressão alta é um dos fatores de...
Saúde
Médico do Trabalho: entenda sua função e atribuições

Médico do Trabalho: entenda sua função e atribuições Por: Felipe Alvares

O Médico do Trabalho é um profissional especializado na área, responsável por garantir a segurança e saúde do trabalhador. Os principais exames de sua responsabilidade incluem: admissional, demissional, periódicos...
Saúde
Quiropraxia: o que é e quais seus benefícios para a saúde?

Quiropraxia: o que é e quais seus benefícios para a saúde? Por: Douglas Araújo

Você sabe o que é Quiropraxia e para que serve? Trata-se de uma técnica de medicina alternativa que corrige incômodos musculares, assim como aqueles do sistema esquelético. Entenda também:...
Saúde
Quiropraxia é perigoso? Entenda sobre esse tratamento

Quiropraxia é perigoso? Entenda sobre esse tratamento Por: Felipe Alvares

Quiropraxia é uma técnica da medicina alternativa que utiliza as mãos para prevenir e aliviar dores e desconfortos. Ela corrige incômodos do sistema muscular e esquelético com sessões de...
Saúde
Saúde da mulher: tudo que você precisa saber sobre os cuidados necessários

Saúde da mulher: tudo que você precisa saber e cuidados necessários Por: Carina Martins

O tema saúde da mulher envolve uma gama de aspectos diferenciados. Além da gestação e da maternidade, é preciso falar sobre conhecer o próprio corpo. Também das mudanças que...
Saúde
O que é CAT: entenda tudo sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho

O que é CAT: entenda tudo sobre a Comunicação de Acidente do Trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

CAT é a sigla para Comunicação de Acidente de Trabalho. Trata-se de um documento que registra a ocorrência de um acidente de trabalho. É um informe obrigatório que precisa...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo