Você sabia que muitos problemas relacionados às articulações do sistema nervoso podem ter relação até mesmo com a ergonomia no trabalho? Quando isso acontece, as pessoas costumam relatar dores, ter má postura e até apresentar doenças causadas por essas condições. O quiropraxista é o profissional que pode ajudar a melhorar essa situação!
Muitas pessoas não conhecem essa atividade, mas ela é uma importante aliada na garantia de mais flexibilidade e na prevenção e redução de desconfortos musculares, nos ossos e nos nervos do corpo humano. A prática utiliza técnicas aplicadas com as mãos por pessoas treinadas e habilitadas, com regulamentação.
Outra prática que traz muitos benefícios, é a Quick Massage. Que tal entender os benefícios e como pode ser uma grande aliada para a gestão de empresas como uma promoção da qualidade de vida da equipe?
Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre a atuação do quiropraxista!
Qual é a atuação de um quiropraxista?
O quiropraxista é o profissional habilitado a conduzir técnicas para promover o alinhamento de articulações do sistema nervoso. Para isso, ele exerce terapias de manipulação manual para pressionar ossos e nervos dos pacientes, promovendo os estalos que são popularmente conhecidos e relacionados à quiropraxia.
O estudo do The Research, Society and Development Journal é uma das pesquisas que comprovam a eficácia da quiropraxia. Os resultados são significativos para o tratamento da dor cervical. Os bons efeitos dessas técnicas são potencializados, principalmente, após a quarta sessão da terapia.
Com a atuação do quiropraxista, é possível complementar ou, dependendo da situação, evitar a necessidade de recorrer a medicamentos para dores nas costas, nas articulações ou no pescoço, por exemplo. Uma de suas indicações é sanar o desalinhamento das articulações (subluxações).
Para isso, o profissional identifica onde estão localizados esses problemas. Se eles forem encontrados, promovem os famosos estalos. Vale lembrar que a quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Inclusive, esse tipo de terapia é oferecida em unidades de saúde do SUS, entre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Além da quiropraxia, outras modalidades que integram esse conjunto são a auriculoterapia, yoga, pilates, acupuntura, meditação, osteopatia etc.
Quais atividades um quiropraxista pode desenvolver?
Um dos princípios da quiropraxia é o entendimento de que o corpo humano tem recursos suficientes para combater grande parte dos problemas que o atingem. Mas para isso, é preciso que seus sistemas estejam em perfeito funcionamento — daí a importância de manter o alinhamento do sistema nervoso.
Sendo assim, veja quais são as atividades que o quiropraxista está autorizado a promover para garantir o bem-estar do organismo:
- atendimento a pessoas utilizando técnicas manuais (tratamento manipulativo osteopático, ou TMO);
- orientação aos pacientes sobre hábitos que podem contribuir com o tratamento;
- desenvolvimento de programas de prevenção e promoção da saúde;
- realização de atividades e organização de eventos de pesquisa científica na área.
Como é o trabalho do quiropraxista, na prática?
O atendimento com o quiropraxista é feito de forma individual e consiste em uma série de sessões. As primeiras consultas com o terapeuta servem para o diagnóstico da situação do paciente e para a elaboração do plano de tratamento. Em alguns casos, são utilizados equipamentos para essa avaliação.
Nas sessões de tratamento, o profissional utiliza as técnicas manuais para alinhamento dos pontos das articulações nas quais os problemas foram detectados. Para isso, ele promove movimentos com as mãos, que fazem pressão sobre o sistema neuro esquelético do paciente.
O objetivo é remover os desalinhamentos encontrados, levando à melhora das dores. Após o tratamento, muitas vezes, é possível até perceber mudanças na postura, corrigindo a maneira como as pessoas se sentam e andam e prevenindo outras doenças.
Vale lembrar que a técnica vem das palavras gregas quiro (mãos) e praxia (prática), mas o profissional pode precisar de aparelhos específicos para ajudar na terapia. Isso depende do estado do paciente. Entre os equipamentos, estão:
- macas especiais;
- massageadores;
- calços e compensação de altura;
- drops (mecanismos para realizar pressão sobre determinada área do corpo).
É importante saber que o quiropraxista não prescreve medicamentos e não está habilitado para realizar procedimentos invasivos. Outra informação relevante é que a prática não atinge a dor de forma direta, mas sim, auxilia o trabalho de outros profissionais, como o fisioterapeuta, para combater os problemas de saúde apresentados.
Em quais locais o quiropraxista atua?
O quiropraxista precisa passar por um curso de formação antes de começar sua atuação no mercado. Após obter a certificação, esse profissional pode abrir uma clínica própria. Outra possibilidade é conquistar uma vaga em hospitais e outros estabelecimentos de saúde.
Há, ainda, terapeutas que atuam junto a empresas. Nesse caso, podem contribuir para os programas de desenvolvimento de saúde e segurança do trabalho, bem-estar e qualidade de vida oferecidos aos colaboradores.
Essa é uma prática cada vez mais procurada pelo departamento de Recursos Humanos nos negócios. Isso porque pode apoiar ações como a oferta de ginástica laboral e outras propostas relacionadas à ergonomia no ambiente de trabalho.
Na BeeCorp, por exemplo, a quiropraxia é uma das soluções que a área de Recursos Humanos pode oferecer aos colaboradores. Oferecemos programas de saúde e bem-estar para todos os tipos de negócios. Quer entender o momento do seu negócio e entender a melhor forma de investir na saúde, segurança e qualidade de vida da sua equipe?
Quais os benefícios da quiropraxia para o corpo?
As técnicas adotadas pelos quiropraxistas trazem uma série de vantagens para as pessoas que se submetem a essa terapia. Elas podem ser observadas não apenas no corpo do paciente, mas também em sua saúde mental. Veja as principais delas:
- prevenção de dores e problemas nas articulações, ossos, músculos e nervos;
- apoio ao tratamento desses desconfortos, promovendo o alinhamento das articulações do sistema nervoso;
- sensação de bem-estar físico e emocional;
- redução de sintomas de ansiedade e estresse.
Como você viu, o quiropraxista é o especialista designado a prevenir e apoiar o tratamento de dores nas articulações do sistema nervoso, como nervos, músculos e ossos. Para isso, ele utiliza técnicas desenvolvidas com as mãos, contribuindo com o bem-estar e a saúde das pessoas. Cada vez mais, a prática integra programas e benefícios oferecidos pelas empresas nesse sentido.
Você é um profissional de quiropraxia e deseja atuar conosco para multiplicar a saúde e a qualidade de vida pelo Brasil? Faça parte da nossa comunidade de profissionais!