Consultoria empresarial é a estratégia de contratação de profissionais externos para identificar possíveis fraquezas de uma empresa. O objetivo é definir ações para vencer essas fraquezas e obter melhores resultados. Esse tipo de serviço pode facilitar processos obrigatórios, como no caso do SESMET.
Contudo, a estratégia não é voltada somente para saúde e segurança no trabalho. Existem diversos tipos de consultorias que possibilitam fazer uma análise completa dos processos empresariais e otimizar diferentes aspectos internos.
Neste artigo você vai entender melhor o conceito de consultoria, conhecer os seus tipos, as vantagens, como funciona e muito mais. Continue lendo!
Mas antes, que tal entender o momento do seu negócio e, assim, o investimento mais assertivo?
O que é consultoria empresarial?
A consultoria empresarial é uma prática que promove melhorias nos processos internos de empresas. É um serviço realizado por profissionais externos que aplicam sua experiência e conhecimento para identificar possíveis fraquezas na organização.
A identificação é seguida de aconselhamento. Os consultores fazem sugestões de ações, métodos ou estratégias para promover mudanças e otimizações para superar essas fraquezas. Assim a empresa obtém melhores resultados e evita problemas ou prejuízos futuros.
O termo consultoria deriva da palavra em latim consultare, que significa receber um conselho. Suas origens remontam à antiga Grécia, onde os sacerdotes dos Oráculos de Delfos eram consultados pela sociedade para solucionar questões ainda incompreendidas.
A consultoria moderna começou a ganhar força em 1929 e se expandiu com mais rapidez nas décadas de 1940 e 1950, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. Na década de 1990, o termo se popularizou no mundo inteiro.
Tipos de consultorias empresariais
Cada tipo de consultoria promove melhorias em um setor/aspecto da empresa. Veja uma lista de consultorias que podem ser contratadas.
Ergonômica
Analisa os detalhes da ergonomia da empresa para identificar riscos em cada atividade e propor as melhorias necessárias para evitá-los.
Nutricional
Ajuda a entender as necessidades nutricionais da equipe da empresa para planejar uma alimentação saudável para os colaboradores.
Saúde
Auxilia na gestão da saúde coletiva identificando riscos ou problemas para implementar políticas e soluções personalizadas e alinhadas às necessidades da equipe.
Gestão
Identifica fraquezas na gestão empresarial para auxiliar no enfrentamento de desafios e adotar estratégias para promover bem-estar no trabalho e gerar oportunidades.
Finanças
Auxilia na organização, no planejamento e controle financeiro para melhorar o uso dos recursos, vencer dívidas ou favorecer investimentos em crescimento.
Marketing
Desenvolve um plano de marketing para promover visibilidade, aumentar as vendas, gerar posicionamento de marca ou outros objetivos.
Branding
Auxilia a construir e manter a imagem da marca para que ela transmita os valores da organização e reflita seu posicionamento.
Recursos Humanos
Otimiza o processo de recrutamento e seleção para fazer contratações estratégicas e formar uma equipe alinhada à cultura do negócio e seus objetivos.
Inovação
Auxilia a empresa a promover mudanças e otimizações em produtos e processos para entregar soluções inovadoras, que aumentem a satisfação do público.
Reestruturação de Processos do Negócio
Estuda a possibilidade de recuperação de um negócio por meio da reestruturação de processos utilizando novas estratégias para alavancar a empresa.
Ambiental
Analisa os possíveis danos ambientais que as atividades de uma empresa podem gerar para que eles sejam evitados ou mitigados.
Vendas
Auxilia na construção de estratégias comerciais com o objetivo de otimizar o trabalho do setor de vendas para gerar mais receita.
Tecnologia
Visa entregar uma estrutura tecnológica que atenda as demandas da empresa e que esteja alinhada às suas necessidades e objetivos.
Logística
Identifica os melhores meios e processos para planejar a logística da empresa, otimizando o fluxo operacional dentro e fora dela.
Por que contratar uma consultoria empresarial? Veja as vantagens
O investimento em consultoria empresarial, seja de qual tipo for, tem um impacto positivo direto nos resultados dos negócios. Um exemplo claro desse retorno é o investimento em consultoria em saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada US$ 1 investido em tratamento intensivo para transtornos mentais comuns, há um retorno de US$ 5 em melhoria da saúde e produtividade.
Mas existem ainda outros fatores que mostram as grandes vantagens de investir nessa estratégia. Como:
- ter a avaliação crítica de um profissional especialista;
- identificar detalhes que podem passar despercebidos;
- realizar a troca de conhecimento e experiência entre gestores e consultores;
- aumentar a eficiência e competência na execução de tarefas e atividades;
- melhor o planejamento das mudanças e otimizações;
- previsibilidade do alcance de metas e objetivos;
- estratégias mais técnicas e melhor alinhadas;
- atualização e melhoria geral dos processos, métodos e práticas da organização.
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Quando contratar uma consultoria empresarial?
O serviço de consultoria não precisa ser contratado somente quando a empresa está passando por problemas. Ele é ideal para diferentes momentos da organização, pois é uma atividade ajustável aos objetivos e necessidades de cada empresa.
Sendo assim, você pode contratar a consultoria quando:
- deseja alcançar crescimento com o seu negócio;
- entender os caminhos para crescer;
- ganhar mais mercado alcançando a satisfação dos clientes;
- aumentar o volume de vendas;
- melhorar a imagem da empresa no mercado;
- alcançar mais produtividade;
- promover inovação nos processos;
- aumentar o engajamento e a motivação da equipe;
- padronizar processos e rotinas.
Assim, você pode contratar uma consultoria ao identificar um momento de estagnação no seu negócio. Também quando deseja um objetivo específico, mas correndo menos riscos e aumentando as chances de retorno rápido.
O que faz um consultor?
O consultor é responsável pela realização das seguintes atividades:
- entender as metas e os objetivos da organização;
- analisar a empresa e seus processos;
- identificar falhas, problemas e fraquezas;
- propor ações de melhoria para superar essas situações.
Esse profissional entende a empresa, aquilo que ela quer alcançar e a sua realidade atual. Dessa forma, identifica o que está impedindo ou dificultando o alcance dos objetivos para levantar as possíveis soluções para vencer esses desafios. Então, define os caminhos que podem levar ao resultado esperado.
O que não esperar de um consultor?
A realização de uma atividade. A função do consultor não é colocar em prática as soluções que ele apresenta. Ele não tem um papel executor ou operacional, mas uma atuação estratégica e analítica.
Sua função é mostrar o que precisa melhorar e aquilo que pode ser feito para alcançar as melhorias. Cabe à empresa designar profissionais internos para colocar em prática essas estratégias, ou contratar uma empresa que faça isso.
Como funciona uma consultoria empresarial?
Não existe um padrão na consultoria empresarial porque o trabalho é realizado de acordo com a necessidade e a realidade de cada organização. O processo vai acontecer de forma personalizada em todas as situações. Porém, deve existir um ponto de partida.
A consultoria precisa ser contratada com base em um objetivo ou problema. Será a partir daí que o consultor vai começar a realizar o seu trabalho. Fará as análises, os levantamentos e, por fim, vai propor as soluções.
É essencial entender que as metas não são alcançadas de uma hora para outra. Ao implementar as mudanças, o efeito começa a ser sentido gradativamente. Podem ser necessários ajustes ao longo do processo para realinhar os pontos conforme novas demandas surgem. É uma trajetória que precisa ser percorrida.
Como escolher a melhor parceria para uma consultoria empresarial?
Antes de contratar um serviço de consultoria, é fundamental conhecer as características essenciais para uma empresa desse tipo. Assim tomará a melhor decisão e fará uma parceria de valor. Algumas dessas características são:
- portfólio amplo de soluções;
- soluções personalizadas para todo tipo de negócio;
- clientes de vários portes, tipos e realidades;
- atuação nacional, para empresas com operações pulverizadas;
- valores alinhados à cultura da empresa;
- ter atestados de capacidade técnica;
- cases de sucesso comprovados;
- agilidade e qualidade no atendimento.
Vale ressaltar que a consultoria empresarial é um serviço que pode ser contratado mesmo quando a empresa está vivenciando momentos positivos. Ela é uma grande aliada para otimizar processos, promover melhorias e alcançar crescimento escalável e sustentável em diferentes setores da empresa.
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