Quais os sintomas de depressão? Saiba como identificá-los nos colaboradores

Quais os sintomas da depressão? Saiba como identificá-los nos colaboradores
Como está a saúde mental no Brasil e no mundo?
Quais os principais sintomas de depressão?
Qual o papel do RH nesse contexto?
Categoria: Saúde

Os sintomas de depressão aparecem de forma sutil, sinalizando um desinteresse generalizado do colaborador. Inicialmente, são mais subjetivos e quase sempre de natureza comportamental.

Nessas condições, a pessoa padece de seus próprios sentimentos. Na verdade, sua saúde mental está abalada e precisa de ajuda. E, nesses casos, o RH da empresa tem um importante papel na identificação e no acompanhamento para o tratamento devido.

Continue a leitura e conheça os principais sintomas de depressão para identificá-los em seus colaboradores.

Como está a saúde mental no Brasil e no mundo?

No dia 17 de junho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promoveu o lançamento de um importante documento, o Relatório mundial de saúde mental: transformando a saúde mental para todos. Trata-se da “maior revisão mundial sobre a saúde mental desde a virada do século”, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em meados de 2019, quase um bilhão de pessoas em todo o planeta apresentavam algum transtorno mental. Naquele ano, no Brasil, noticiava-se que nosso país era o mais ansioso do mundo. Os estudos subsequentes continuam mostrando aumento nos casos de depressão entre os brasileiros, alcançando já 11,3% da população.

A pandemia de covid-19 tornou a situação ainda mais preocupante ao introduzir o afastamento das pessoas pela necessidade preventiva de isolamento. Com o retorno ao trabalho presencial, muita gente vem trazendo fragilidades que desenvolveu durante os períodos de distanciamento.

Assim, é essencial que as empresas adotem o cuidado com a saúde mental de seus colaboradores e estejam atentas para o desenvolvimento de sintomas de depressão. Afinal, as perdas podem ser muito grandes: prejuízos para os indivíduos afetados e suas famílias, bem como danos para as organizações.

Nesse contexto, cresce a responsabilidade do setor de RH das organizações, especialmente nas iniciativas de caráter preventivo. No entanto, não se dispensa os cuidados na identificação e no encaminhamento dos casos que forem percebidos.

Quais os principais sintomas de depressão?

Embora o crescimento do número de casos de depressão seja significativo a ponto de tornar comum esse distúrbio da saúde, não deixa de ser um evento perigoso para o indivíduo. Pode afetar praticamente todos os aspectos da vida de uma pessoa, do seu corpo até o comportamento adotado no trabalho.

A seguir, apresentamos os principais sintomas de depressão que podem surgir entre os colaboradores de uma empresa. É importante que os gestores estejam atentos para o seu aparecimento entre os membros de suas equipes. Acompanhe.

Irritabilidade

O processo depressivo pode gerar comportamentos tomados por uma irritabilidade que não seria costumeira para a situação nem para a própria pessoa. A tristeza profunda que costuma se instalar pode limitar qualquer traço de tolerância ou de flexibilidade anteriormente existente na personalidade do indivíduo afetado.

Fadiga

A fadiga, o cansaço e uma total sensação de falta de energia parecem não ter fim quando a depressão se instala. Essas sensações e sentimentos retrógrados, por sua vez, resultam no surgimento de outros sintomas paralisantes. Em especial, a dinâmica ocupacional é afetada, sinalizando dificuldades na saúde.

Perda de concentração

A perda de concentração e de foco no trabalho executado pode representar risco para a pessoa com depressão e para terceiros, dependendo da atividade que exercer. Nesse sentido, é comum o indivíduo apresentar um olhar distante e desconectado da realidade à sua volta.

Desânimo para o trabalho

Observa-se um comportamento quase desleixado e sem qualquer aparência de ânimo com o trabalho que executa. O indivíduo começa a se comportar como se não fizesse parte de uma equipe. Também se percebe que perde todo o engajamento que porventura demonstrava antes.

Dores e distúrbios sem causa aparente

A somatização nos processos de depressão se torna visível: o corpo padece pelo que se passa no emocional. O surgimento de dores, cólicas e outros distúrbios sem causa aparente sinaliza esse efeito. Geralmente, nessa fase, a instalação do processo depressivo já se consolidou.

Baixa produtividade

Os sintomas de depressão se iniciam a partir das condições que apontamos acima. De modo geral, se consolidam em uma baixa produtividade do colaborador no desempenho de suas atribuições. Profissionalmente, uma pessoa depressiva se torna alguém com quem não se pode contar na empresa.

Qual o papel do RH nesse contexto?

Com a evolução do conceito de gestão de pessoas, o desenvolvimento de um clima organizacional saudável se transformou em necessidade dentro das empresas. Na verdade, cuidar da qualidade de vida e do bem-estar dos colaboradores não é apenas um benefício concedido pela organização, mas uma atitude estratégica.

Nesse sentido, o RH deve atuar em consonância com os demais gestores da empresa a fim de construir uma cultura de vida organizacional saudável. Cabe a esse setor orientar os demais.

Nessa iniciativa, o objetivo principal é constituído pelos cuidados preventivos, com o desenvolvimento de um clima organizacional saudável. Mas é preciso prestar atenção para conseguir identificar situações que sinalizam para quadros depressivos se implantando nos colaboradores.

Para esse fim, contar com o apoio de empresas especializadas no cuidado com a saúde mental dos colaboradores é indispensável. Com isso, pode-se considerar a adoção de um programa de qualidade de vida como medida preventiva fundamental.

A observação atenta de profissionais especializados e suas iniciativas são importantes na antecipação de boa parte dos possíveis casos de depressão. Além disso, ajudam a reduzir consideravelmente o desenvolvimento dos processos depressivos em andamento.

A atuação e a experiência desses profissionais podem fornecer diretrizes importantes para as ações do RH estendendo as atividades do Setembro Amarelo. Além de diagnosticar casos existentes, seu trabalho permite indicar para a empresa formas de tratamento e estratégias preventivas.

Como você pôde ver, os sintomas de depressão sinalizam sua gravidade, sobretudo no âmbito ocupacional. Os efeitos sobre o indivíduo se refletem diretamente em sua capacidade produtiva e no resultado de seu desempenho.

Assim, é essencial que o RH promova ações preventivas e esteja atento aos sinais que surgem logo de início. A prevenção e o encaminhamento em tempo hábil são medidas essenciais para os melhores resultados.

Agora que você já conhece os principais sintomas de depressão, descubra como manter a saúde mental em meio ao estresse do trabalho.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Saúde
Pressão baixa: entenda como agir, sintomas e causas

Pressão baixa: entenda como agir, sintomas e causas Por: Christine Ornelas

Quando a pressão arterial se encontra abaixo dos valores considerados normais, ou seja, 9 por 6, estamos diante do que é clinicamente conhecido como pressão baixa ou hipotensão arterial,...
Saúde
Saúde coletiva: o que é, como promovê-la e atuações profissionais

Saúde coletiva: o que é, como promovê-la e atuações profissionais Por: Anderson Rodrigues

A promoção da saúde coletiva é resultado de um pensamento sistêmico relacionado à saúde da população no geral. A partir disso, um estudo abrangente investiga as doenças mais comuns...
Saúde
CID 10: o que é, como consultar, códigos e classificações

CID 10: o que é, como consultar, códigos e classificações Por: Anderson Rodrigues

A CID 10 é uma lista de códigos que classifica doenças e condições médicas em categorias. O objetivo é padronizar a nomenclatura das patologias para facilitar a identificação delas...
Saúde
Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento

Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento Por: Alice Araujo

Se você nunca teve lombalgia, certamente conhece alguém que já sofreu por causa dela. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), nada menos que 80 a cada 100...
Saúde
Febre: o que é, causas, sintomas e mais!

Febre: o que é, causas, sintomas e mais! Por: Anderson Rodrigues

A febre é uma alteração comum associada a várias doenças. Infecções, estresse, viroses, entre outros problemas de saúde, como dor de cabeça intensa, podem ocasionar o aumento da temperatura...
Saúde
Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar

Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar Por: Paola Sobral

Essa sensação natural é um estado de angústia caracterizado pela sensação de medo, insegurança e incerteza. A ansiedade desencadeia diversos sintomas, como excesso de preocupação, pensamento acelerado, insônia, fobias,...
Saúde
Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada

Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada Por: Anderson Rodrigues

Muitas pessoas ainda costumam procurar o médico apenas quando estão doentes. No entanto, o ideal é que todos façam um checkup periódico para monitorar sua saúde, a fim de...
Saúde
Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo

Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo Por: Paola Sobral

A Psicologia se refere ao estudo do comportamento humano e sua relação com o meio. Ela se ramifica em diversas áreas específicas, como Psicologia Ocupacional, Comportamental, do Esporte, Clínica,...
Saúde
ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional!

ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional! Por: Anderson Rodrigues

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que comprova quando o trabalhador tem a condição de saúde adequada para executar certas funções. É uma exigência para todos...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Luíza Terra

      Coordenadora de Marketing BeeCorp | Relações Públicas e Especialista em Marketing Digital

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo