O desenvolvimento de uma cultura de prevenção na empresa pode ser facilitado com a utilização de diferentes temas de DDS empregados nos diálogos diários. Trata-se de uma prática muito eficiente e que pode ser implementada em qualquer organização.
Um bom planejamento e um pouco de criatividade permitem elaborar uma boa programação para as doses homeopáticas de segurança diariamente. É uma ferramenta de resultados muito rápidos que vale a pena ser adotada.
Quer saber mais? Continue a leitura e conheça os principais temas para aplicar no DDS.
O que é DDS?
O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é um treinamento promovido pelo técnico em segurança do trabalho para os colaboradores da empresa. Suas principais características são: a abordagem diária, a agilidade (dura entre 5 e 15 minutos) e a temática centralizada em segurança do trabalho.
Embora seja baseado em segurança do trabalho, temas correlatos referentes à saúde, ergonomia, bem-estar e qualidade de vida são igualmente pertinentes. O temas de DDS devem pensados considerando a divulgação de informações relevantes sobre saúde e segurança do trabalho.
Sempre que possível, a conversa deve ser realizada antes da jornada de trabalho. Além disso, cada tema deve ser concluído na mesma apresentação, de modo que a cada dia seja apresentado um assunto novo, sempre pertinente à realidade local.
Assim, o DDS constitui uma iniciativa de prevenção que deve ser estimulada, em especial nos ambientes de trabalho que oferecem riscos para os colaboradores. Mas, vale dizer, é aplicável em qualquer empresa.
Qual é a sua importância?
A utilização diária da ferramenta educacional, de modo planejado e por períodos curtos, permite levar a orientação preventiva com resultados objetivos. Não traz custos extras nem satura os colaboradores com muita informação.
Nesse sentido, o DDS oferece diversos benefícios, principalmente quando associado a programas de bem-estar e qualidade de vida. Veja os principais:
- promove a conscientização dos colaboradores;
- facilita o engajamento na formação de uma cultura de prevenção;
- permite a discussão de ideias;
- promove o desempenho dos colaboradores;
- ajuda a reduzir a incidência de acidentes do trabalho;
- promove a integração da equipe;
- melhora a qualidade de vida dos colaboradores.
Quais temas de DDS podem ser aplicados?
O DDS é um instrumento, e uma das formas de fazer um ótimo uso dele é selecionar bons temas para serem utilizados no dia a dia. Escolher temas atuais e que fortaleçam uma cultura de prevenção na empresa constituem uma boa estratégia para o sucesso.
Além disso, faça um planejamento a fim de conseguir criar laços entre as diferentes apresentações, de modo que uma reforce a outra. Considere ter prontos temas para conversas suficientes para uma semana. Veja, a seguir, algumas boas sugestões de temáticas para serem desenvolvidas com os colaboradores.
Higiene pessoal
Esse é um tema que pode ser utilizado em várias conversas, abordando, entre outros assuntos:
- a importância do banho diário;
- lavagem e desinfecção de mãos;
- a importância dos cuidados com as unhas;
- a importância da troca do vestuário;
- cuidados bucais.
Proteção de mãos
Em muitas atividades, as mãos podem estar especialmente em risco, e os temas seguintes são bem pertinentes:
- uso de luvas adequadas;
- cuidados na manipulação de máquinas;
- cuidados ao laborar com peças aquecidas ou congeladas;
- cuidados ao laborar com substâncias químicas.
Lesões
Desde pequenos tropeços até grandes quedas, a possibilidade de provocar lesões no corpo é significativa, em especial em ambientes de maiores riscos. Assim, considere os temas seguintes:
- cuidados para evitar quedas ao caminhar;
- trabalho em altura;
- cuidados com a utilização de ferramentas cortantes;
- proteção pertinente para o rosto.
Alimentação e nutrição
Quando se pensa em temas de DDS, talvez esse seja o mais incomum nas empresas. Entre os aspectos relacionados à esse tópico, um dos mais importantes para quase todo mundo é a reeducação alimentar. Veja alguns importantes temas sobre o assunto:
- o que é uma alimentação saudável;
- como iniciar um trabalho de reeducação alimentar;
- como adquirir novos hábitos alimentares;
- alimentos de uso restrito;
- alimentos e hipertensão arterial;
- alimentos e diabetes.
Uso de EPI
O emprego do EPI nem sempre ocorre adequadamente, seja por falta da empresa, seja por resistência à sua utilização pelos colaboradores. Existem bons aspectos sobre o tema a serem abordados:
- a relevância do uso correto do EPI;
- aspectos importantes dos EPIs;
- a relação entre acidentes e uso de EPI adequado;
- as responsabilidades envolvidas na utilização do EPI.
Saúde mental
A saúde mental é um aspecto do conceito amplo de saúde que pouca gente conhece realmente. São diferentes facetas sobre o tema que podem ser abordadas. Veja as principais:
- o que é saúde mental no trabalho;
- como evitar o estresse laboral;
- aspectos essenciais do bem-estar no trabalho;
- razões para cuidar da saúde mental.
Como aplicá-los na prática?
A adoção desse treinamento, isto é, sua incorporação na rotina dos trabalhos diários, como você viu, precisa ser planejada, com temas de DDS estratégicos. Avalie os passos seguintes para aplicar em sua empresa:
- elabore uma relação de temas e, para cada um, verifique a possibilidade de dividir por assuntos referentes ao mesmo tema, como mostrado anteriormente;
- planeje as abordagens de cada dia construindo um cronograma operacional;
- escolha o horário mais adequado, assim como o melhor local, em função de características da empresa;
- divulgue a implementação do DDS e a importância da participação dos colaboradores;
- se possível, utilize estratégias visuais para ilustrar e evitar a dispersão;
- seja sempre breve nas colocações e nunca ultrapasse o tempo planejado para esse fim;
- solicite aos colaboradores sugestão de temas para serem abordados e aproveite circunstâncias locais para selecionar assuntos vinculados às principais ocorrências;
- registre todos os eventos de DDS efetivados.
Embora, inicialmente, o técnico de segurança seja o profissional indicado para a condução do treinamento, não se limita a ele a abordagem da iniciativa. Na verdade, podendo haver outros profissionais que tenham afinidade com os temas de DDS do dia, é recomendável que preparem um bom diálogo.
Assim, além do técnico ou do engenheiro de segurança do trabalho, membros da CIPA, profissionais da saúde e supervisores de produção, entre outros, podem ser diretamente envolvidos com apresentações de DDS. Disponibilidade e criatividade serão essenciais. Entenda também sobre o processo eleitoral da CIPA.
Como você pode ver, os temas de DDS podem ser muito variados e quase que infinitas suas aplicações na prática da conversa informal. Trabalhar bem cada um desperta o interesse e a curiosidade dos colaboradores, sobretudo quando forem temas que podem levar para sua família.
Quer continuar com boa informação sobre segurança e qualidade de vida no trabalho? Assine nossa newsletter.