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Sedentarismo
Qualidade de Vida

Sedentarismo: o que é, quais são suas causas e consequências

Combater o sedentarismo é indispensável para garantir o equilíbrio da saúde física e mental. Porém, mesmo reforçando essa recomendação, ainda é muito grande o número de pessoas que não praticam atividade física regularmente.

A América Latina é a região com o maior índice de pessoas sedentárias, e o caso se torna ainda mais preocupante quando olhamos para o nosso país. O Brasil lidera o ranking, com cerca de 47% da sua população vivendo de forma sedentária.

É preciso mudar essa realidade porque a falta de atividade física traz diversas consequências. É sobre isso que falamos neste artigo. Continue lendo para entender, também, como o sedentarismo se relaciona com a Covid-19 e de que maneira ele pode ser evitado.

Afinal, o que é sedentarismo?

O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, engana-se quem acredita que isso vale apenas para aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício.

Na verdade, também se caracteriza como sedentarismo a redução da prática de exercícios. Assim, uma pessoa pode ser sedentária, mesmo praticando alguma atividade, mas quando ela não é feita de forma regular ou é insuficiente para atender às necessidades do organismo.

Existem tipos de sedentarismo?

Como você viu, o sedentarismo não tem as mesmas características para todos. Ele varia de acordo com o grau de inatividade, estando relacionado com a quantidade de exercícios praticados. Assim, é dividido em níveis.

Nível 1

As pessoas com sedentarismo nível 1 são aquelas que eventualmente fazem algumas caminhadas, mas suas atividades físicas ficam restritas a isso. Não é realizado nenhum outro exercício com intensidade maior.

Nível 2

Estão enquadradas no nível 2 as pessoas que fazem um pouco mais de esforço no dia a dia, por exemplo, carregando sacolas de supermercado. Porém, não existe um momento específico para praticar atividades físicas.

Nível 3

É classificado como sedentarismo de nível 3 os quadros em que a pessoa evita qualquer esforço físico. Procura alternativas para não carregar peso e evita, inclusive, pequenas caminhadas, preferindo recorrer ao carro para tudo.

Nível 4

No nível 4 do sedentarismo, nem mesmo os esforços do cotidiano são realizados. O indivíduo prefere passar o dia sentado ou deitado e não se lembra de quando foi a última vez que se exercitou, se é que já fez isso.

É importante ressaltar que as atividades laborais, mesmo que exijam algum esforço, não são consideradas atividades físicas, pois o corpo se acostumou a elas. Esses indivíduos continuam sendo sedentários, precisando de um desafio maior para o seu organismo.

Quais as consequências do sedentarismo?

Não há como negar que ficar parado pode ser mais atrativo do que praticar exercícios físicos. Porém, o corpo precisa de movimento na quantidade certa e, quando ele não recebe esse estímulo, as consequências são extensas.

Elas afetam a qualidade de vida em geral, abalando a saúde, causando limitações físicas e prejuízos para a saúde mental. A seguir, você vê com mais detalhes as principais consequências que o sedentarismo provoca.

Doenças cardiovasculares

Quando ficamos parados, nosso corpo não precisa trabalhar em um ritmo acelerado. O coração não precisa realizar esforço para bombear o sangue, ficando preguiçoso. Quando é exigido um pouco mais dele, não consegue suprir as necessidades do organismo.

O coração sedentário se esforça demais para nutrir o corpo durante uma caminhada intensa ou uma pequena corrida, por exemplo. Há prejuízos para o sistema vascular, porque as veias sofrem uma constrição, já que o fluxo de sangue é continuamente leve.

O sedentarismo também favorece o aumento do colesterol. Camadas de gordura se depositam nas artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo. O coração precisa fazer um esforço maior para bombear o sangue, e tudo isso desencadeia as complicações de saúde.

Diabetes

O açúcar que ingerimos é utilizado pelo organismo para produzir energia, mas quando não nos exercitamos, ela não precisa ser gerada. Então, a tendência é que esse nutriente se acumule na corrente sanguínea, causando diabetes.

Essa é uma doença silenciosa e preocupante porque afeta o organismo de um modo geral, aumentando a suscetibilidade para inflamações. Desencadeia problemas oculares, renais, vasculares, entre muitos outros.

Obesidade

O corpo tem uma tendência natural para acumular reservas de energia, a fim de recorrer a elas se for necessário. É por isso que uma pessoa sedentária, geralmente, tem um acúmulo de gordura, podendo ficar obesa. Essa é uma condição de risco para diversas doenças, como as cardíacas, vasculares, respiratórias, articulares, o diabetes e, até mesmo, o câncer.

Atrofia muscular

Quando precisamos realizar algum esforço, como correr ou carregar um peso, o que possibilita executar essas ações são os músculos. Quanto mais eles são trabalhados, maior será a sua tonicidade, pois se adéquam à carga.

Uma das consequências do sedentarismo é a atrofia muscular. Afinal, se a musculatura não está sendo utilizada, o corpo entende que não há necessidade de manter o volume dela. Os tecidos ficam flácidos e menores.

Qual a relação do sedentarismo com a Covid-19?

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas discussões, uma delas, sobre a relação entre a Covid-19 e o sedentarismo. Um dos questionamentos é se a prática ou não de atividades físicas poderia estar relacionada com o desenvolvimento de sintomas e a gravidade dos quadros.

Durante uma sessão de exercícios, existe uma grande ativação do sistema imunológico, efeito que não é alcançado por meio da ingestão de medicamentos ou alimentos. Foi isso que levou à condução de um estudo feito por pesquisadores de universidades federais.

O objetivo é entender se pessoas sedentárias teriam uma suscetibilidade maior para desenvolver as formas graves da doença, e as demais, praticantes de exercícios físicos, poderiam apresentar sintomas leves e ter uma melhor recuperação.

Considerando os reflexos das atividades físicas no sistema imunológico e os impactos no organismo de um modo geral, isso poderia estar relacionado, afinal, diversas doenças podem ser prevenidas dessa forma. Entretanto, isso ainda não foi afirmado, sendo necessário aguardar o resultado desse estudo.

É possível tratar o sedentarismo?

O sedentarismo não é uma doença, então, ele não tem um tratamento, mas é importante que seja combatido. Isso é feito por meio da prática regular de exercícios e atividades físicas para manter o corpo em movimento.

Também é interessante fazer uma adequação nos hábitos, adotando um estilo de vida mais saudável. Ainda, é fundamental passar por uma consulta médica para fazer um check-up e verificar se não houve prejuízos para o organismo.

Os exames ajudarão a identificar possíveis quadros clínicos que exijam atenção na hora de adequar os treinos. Assim, cada pessoa receberá a recomendação do melhor tipo de atividade, considerando o seu condicionamento e características.

Como evitar o sedentarismo?

Para evitar o sedentarismo, conforme explicamos, é preciso adotar um estilo de vida mais saudável. Algumas adequações nos hábitos fazem toda a diferença para manter o corpo em movimento e garantir o equilíbrio da saúde. Veja, a seguir, nossas dicas.

Alimentação saudável

Adote uma alimentação saudável, preferindo alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, cereais e sementes. Escolha produtos integrais, proteínas magras e beba bastante água. Evite alimentos gordurosos, frituras, industrializados e doces em excesso.

Descanso adequado

O corpo não precisa apenas de movimento, mas requer descanso. Ele é fundamental para recuperar a energia, equilibrar as funções orgânicas, a saúde mental e promover a liberação de hormônios. Por isso, não se exercite em excesso e mantenha um sono regular.

Atividades físicas

Para desfrutar dos benefícios da atividade física e não ser mais uma pessoa sedentária, é importante que a prática aconteça de forma regular. São necessários, no mínimo, 150 minutos por semana para sair do sedentarismo.

Quiz Atividade Física

Acompanhamento médico

Para finalizar, faça um acompanhamento médico periódico, mesmo que você não tenha doenças pré-existentes ou esteja em grupo de risco. O check-up é indispensável para fazer uma investigação da saúde e identificar problemas no começo.

As empresas também têm um papel fundamental no combate ao sedentarismo. Por meio de programas e ações, trabalham a conscientização e incentivam os colaboradores a adotar hábitos saudáveis. Isso se reflete em sua produtividade e demais aspectos da vida pessoal.

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